Educação Infantil

“Meu filho iniciou esse ano no colégio e só tenho a agradecer, foi muito bem recebido, as professoras muito pacientes e graças a Deus, sua adaptação foi mais rápida do que pensei. (…) a cada dia que passa podemos conferir o cuidado dos profissionais e a atenção com os alunos. Agradeço a todos.”

Dentro da concepção atual de desenvolvimento infantil, as crianças aprendem a partir de interações que estabelecem com as outras pessoas e com o mundo em que vivem. O aprendizado para ser verdadeiro precisa ser fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.

Para tanto é imprescindível que haja riqueza e diversidade de experiências em brincadeiras; relações sociais; relações com o meio, com a natureza; atividades dirigidas, possibilidades de pensar, falar, criar, ouvir, refletir, recriar…

A preocupação do Colégio Paulo de Tarso, é no sentido de enriquecer o desenvolvimento infantil, dentro da socialização do saber, da cultura, da autonomia e da identidade pessoal e social, num ambiente harmônico, tranqüilo, acolhedor e de respeito.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Constitui o eixo básico na Educação Infantil. Promove experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de trabalhos com a linguagem oral e escrita, ampliando a capacidade de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado. Desenvolve as quatro competências linguísticas básicas: falar; escutar; ler e escrever.

ARTE

O desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e da capacidade estética das crianças ocorre no fazer artístico e no contato com a produção de arte presente no mundo. No Colégio, as crianças produzem e entram em contato com obras de arte, participando de projetos que desenvolvem as diversas formas do expressar artístico, como: pintura; música; teatro e dança.

MATEMÁTICA

As crianças, a partir das experiências com o universo matemático, fazem descobertas, tecem relações, organizam o pensamento, o raciocínio lógico e começam situar-se espacialmente. Passam a reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas e as contagens orais, como ferramentas necessárias no seu cotidiano.

NATUREZA E SOCIEDADE

O mundo onde as crianças vivem se constitui de fatos diante dos quais elas se mostram curiosas e investigativas. O trabalho nesta área é voltado para a ampliação de experiências e para a construção de conhecimentos sobre o meio social e natural.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Os movimentos corporais são trabalhados de forma lúdica, por meio dos jogos, brincadeiras e atividades rítmicas para alcançar uma educação integral. Aulas com professora especializada.

PROGRAMA BILÍNGUE

Aulas de inglês no currículo escolar, desde a Educação Infantil, com formas lúdicas de ensino, que potencializam o desenvolvimento intelectual e social, simulam situações do dia-a-dia desenvolvendo as quatro habilidades para comunicação – fala, escuta, escrita e leitura – e interagem com diferentes culturas. O material Richmond, prepara para certificações internacionais e intercâmbios de estudo e trabalho. Saiba mais

TECNOLOGIA E ROBÓTICA

Insere a criança desde pequena no mundo tecnológico e busca desenvolver todas as possibilidades educativas. Aulas com professora especializada a partir do Infantil 3.