Responsabilidade Social

Compromisso com a Responsabilidade Social: Projetos que Transformam

No Colégio Paulo de Tarso, acreditamos que a educação vai além das salas de aula. Nosso compromisso com a formação cidadã é refletido em diversos projetos voltados para a responsabilidade social, onde alunos, familiares, professores e colaboradores se unem para promover ações que impactam positivamente nossa comunidade.

Ao longo dos últimos anos, desenvolvemos diversas iniciativas que visam contribuir para um mundo mais justo e solidário. Entre nossos principais projetos, destacam-se:

Projeto Tampinha Legal

Com foco em sustentabilidade, os alunos são engajados em atividades que promovem a conscientização sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente. Este projeto incentiva a coleta de tampinhas plásticas, que são encaminhadas para reciclagem, gerando recursos que são destinados a ações sociais, como o apoio a instituições que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Além de contribuir para a redução do lixo plástico, o Projeto Tampinha Legal ensina aos alunos o valor do trabalho coletivo e do impacto positivo que pequenas ações podem ter no mundo. Com mais de 100 mil pessoas impactadas diretamente, a iniciativa continua a crescer a cada ano, com a participação de mais escolas, empresas e voluntários engajados nessa causa tão importante.

Projeto Terracycle – Esponjas

A iniciativa envolve a coleta de esponjas de uso doméstico, que são enviadas para a Terracycle, onde passam por um processo de reciclagem que transforma o material em novos produtos, evitando que sejam descartados em aterros sanitários.

Ensinamos aos alunos sobre a responsabilidade ambiental e o impacto que o descarte correto tem na preservação dos recursos naturais. Ao longo dos anos, o Projeto Terracycle – Esponjas já impactou mais de 50 mil pessoas, contribuindo para a redução do lixo e inspirando práticas mais conscientes.

Projeto Amigos da Mi – Doação de Lacres

O projeto consiste na coleta de lacres de alumínio, que são trocados por cadeiras de rodas e outros equipamentos de mobilidade para pessoas com deficiência. Com isso, inspiramos nossos alunos à solidariedade e à inclusão social, promovendo a conscientização sobre a importância da reciclagem e da ajuda ao próximo, reforçando valores como empatia.

O Projeto Amigos da Mi já impactou mais de 10 mil pessoas, proporcionando acessibilidade e qualidade de vida para muitas famílias. Queremos transformar o mundo em um lugar mais inclusivo e solidário.

Projeto Amigos do Bem

Nesta iniciativa de solidariedade e cidadania, reafirmamos o compromisso do Colégio Paulo de Tarso com a transformação social. Como uma escola amiga do bem, participamos ativamente de ações em prol da ONG, que desenvolve projetos de educação, saúde e geração de renda para milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade no sertão nordestino.

Anualmente, nossa Festa Junina Solidária destina toda a arrecadação para apoiar os projetos da ONG, contribuindo diretamente para a melhoria de vida de muitas famílias. Além disso, realizamos a Campanha Material Escolar – Amigos do Bem, onde mobilizamos toda a comunidade escolar para arrecadar materiais escolares que são doados para as escolas do sertão, proporcionando melhores condições de estudo para crianças e jovens da região.

Campanha Páscoa Solidária

Sem dúvida, é uma das iniciativas mais especiais do Colégio Paulo de Tarso, marcada pelo espírito de solidariedade e alegria. Todos os anos, arrecadamos bombons para presentear crianças de creches e ONGs parceiras, levando um pouco de doçura e carinho para quem mais precisa.

A campanha é organizada com o apoio dos alunos da Equipe Farol Teens, que, junto com o Coelho da Páscoa, fazem pessoalmente a entrega dos presentes, proporcionando momentos inesquecíveis para mais de 1000 crianças a cada ano. Essa interação direta não só torna a experiência mais enriquecedora para quem recebe, mas também para os alunos, que vivenciam a gratidão e o impacto positivo de suas ações.

A Campanha Páscoa Solidária é a mais aguardada pelos nossos alunos, pois combina a emoção de fazer o bem com a alegria contagiante da Páscoa, criando laços de amor e solidariedade que marcam a vida de todos os envolvidos.

Todas essas ações e muitas outras reforçam nosso papel como instituição comprometida não só com a excelência acadêmica, mas também com a formação de cidadãos conscientes, capazes de fazer a diferença na sociedade. Estamos sempre em busca de novas formas de ampliar nosso impacto e engajar ainda mais a comunidade em projetos de responsabilidade social.

Juntos, estamos construindo um futuro melhor!