Ensino Fundamental I

“Os professores são super dedicados e carinhosos com os alunos.
São professores por amor, e essa é a melhor parte da escola.”

Uma abordagem educacional inovadora

No Ensino Fundamental I, o Colégio Paulo de Tarso prioriza a aprendizagem ativa, incentivando os alunos a desenvolverem autonomia, pensamento crítico e habilidades sociais desde cedo. Além disso, nossa ação educativa visa formar indivíduos autônomos, responsáveis e críticos, cidadãos comprometidos com valores de justiça e solidariedade. Por isso, o propósito é capacitá-los para exercer um papel significativo na vida social futura.

O que é aprendizagem ativa?

Acreditamos que aprender vai além da memorização de conteúdos. Dessa forma, a aprendizagem ativa no Fundamental I envolve experiências práticas, exploração de problemas reais e incentivo ao protagonismo dos alunos. Como resultado, cada criança desenvolve curiosidade, criatividade e capacidade de resolver desafios, preparando-se para um mundo em constante transformação.

Metodologias aplicadas no dia a dia

Para garantir um ensino dinâmico e envolvente, utilizamos metodologias inovadoras, como projetos interdisciplinares, ensino baseado em problemas (PBL) e aprendizagem colaborativa. Nesse sentido, as aulas são estruturadas para estimular a participação ativa dos alunos, promovendo debates, experimentações e atividades práticas, tornando o aprendizado mais significativo e prazeroso.

A importância do acolhimento e do ambiente escolar

Mais do que apenas ensinar conteúdos, a afetividade e o acolhimento são essenciais no processo educativo. O ambiente escolar valoriza o respeito às diferenças, a convivência harmoniosa e o estímulo à participação social, promovendo uma formação integral que fortalece as habilidades socioemocionais dos alunos. Consequentemente, esse modelo pedagógico contribui para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e preparados para a vida em sociedade.

Uso da tecnologia na aprendizagem ativa

Além das metodologias presenciais, a aprendizagem ativa no Fundamental I também é enriquecida pelo uso de tecnologias educacionais. Por exemplo, ferramentas digitais interativas e plataformas online ampliam a experiência de ensino, permitindo que cada aluno avance no seu ritmo e explore diferentes formas de absorver o conhecimento. Assim, a tecnologia se torna uma aliada no processo de aprendizado.

Preparando os alunos para os desafios do futuro

Com essa abordagem inovadora, o Colégio Paulo de Tarso prepara seus alunos para os desafios do futuro. Portanto, a formação é pensada para que cada estudante desenvolva autonomia, responsabilidade e empatia, habilidades essenciais para sua trajetória acadêmica e social.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

LÍNGUA PORTUGUESA

Dar ao aluno condições de ampliar o domínio da língua e da linguagem de modo a desenvolver seus conhecimentos discursivos e lingüísticos. O ensino da língua materna é entendido como uma interação viva com as forças sociais e o mundo. Com isso a proposta considera a diversidade de textos, que circulam socialmente, para construir a reflexão sobre a linguagem e seu uso em situações significativas.

ARTE

A Arte deve ser vista como expressão e comunicação dos indivíduos. Promove experiências estéticas e criativas. Entrar em contato com diversas formas de arte e concepções estéticas regionais, nacionais e internacionais, situando o fazer artístico como um fato cultural e histórico.

MATEMÁTICA

Está presente na vida de todas as pessoas, em situações em que é preciso, por exemplo, quantificar, calcular, localizar um objeto no espaço, ler gráficos e mapas, fazer previsões. O ensino da matemática não pode estar desvinculado das atividades humanas. Os conteúdos trabalhados recebem uma diversidade de estratégias, processos e modos de apresentação, com experiências que desafiam a curiosidade e colocam em jogo os processos inventivos dos alunos.

PROGRAMA BILÍNGUE

Aulas de inglês no currículo escolar, desde a Educação Infantil, com formas lúdicas de ensino, que potencializam o desenvolvimento intelectual e social, simulam situações do dia-a-dia desenvolvendo as quatro habilidades para comunicação – fala, escuta, escrita e leitura – e interagem com diferentes culturas. O material Richmond, prepara para certificações internacionais e intercâmbios de estudo e trabalho.

HISTÓRIA

O ensino de História deve ser o instrumento de auxílio na busca não somente de conhecimento formal, mas sim, de mecanismos que auxiliem na valorização do humano. Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do conhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeitos e como produto dos mesmos.

CIÊNCIAS

Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano como um agente de transformação do mundo, formular questões, diagnosticar problemas reais e propor soluções, são os objetivos do ensino de ciências no Ensino Fundamental.

GEOGRAFIA

Deve ser estudada considerando-se a vida e o cotidiano das pessoas, das inter-relações homem-meio em suas diferentes escalas, da local a global. Mostrar aos alunos que o espaço que nos cerca não é simples somatório de elementos naturais e artificiais, mas resulta do trabalho ou conservação dos recursos naturais, resulta do trabalho, dos sonhos, dos modos e dos projetos de utilização e preservação.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Desenvolve capacidades físico-motoras e sócio-afetivas, ampliando possibilidades expressivas e o controle e percepção do próprio corpo, auxiliando em uma auto-imagem positiva.

O LÍDER EM MIM

Projeto de incentivo à liderança produtiva. Saiba mais

PROJETOS PEDAGÓGICOS

LIÇÃO DE CASA E HÁBITO DE ESTUDO

“Aula dada, aula estudada”

Sistema de Ensino.

A lição de casa é um momento importante no processo de aprendizagem do aluno e é planejada de forma integrada com os assuntos trabalhados a fim de desenvolver habilidade, raciocínio e pesquisa.

SIMULADOS E PROVA

Os Simulados e provas são importantes instrumentos de Aprendizagem do Aluno.

O diagnóstico dos boletins e relatórios de rendimento do aluno e da escola possibilita:

- ao aluno a orientação de como estudar melhor e o que estudar mais;

- ao professor uma visão do desenvolvimento de suas aulas.

RODA DA BIBLIOTECA

Ensinar o aluno a gostar de ler é uma das principais contribuições que um educador pode dar à sociedade. O Colégio Paulo de Tarso deseja que seus alunos tenham uma relação de qualidade com a literatura.