Dicas para se preparar para o Vestibular ou Enem

Para se dar bem nas provas de vestibular ou mesmo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é necessário que os candidatos preparem-se com antecedência. Por isso, é importante a dedicação de um bom tempo de estudos durante todo o ano.

O fim do Ensino Médio e a preparação para entrar para a faculdade podem ser um momento estressante na vida de um aluno. No entanto, a devida organização do tempo e das atividades pode deixar esse período mais tranquilo. Seja individual, seja em grupo, a disciplina durante o tempo de preparação é, sem dúvidas, o item mais importante na rotina de um estudante.
Organize um cronograma de estudos
Sabendo o que deve cair na prova, é hora de programar os horários de estudos. É preciso prever quanto tempo por dia vai dedicar aos livros e ser disciplinado, cumprindo as horas estipuladas. O estudante pode, por exemplo, dividir as matérias por dias: na segunda-feira, matemática; na terça, história, e assim por diante.
Priorize as matérias que você tem mais dúvidas
Se existem disciplinas mais difíceis, o ideal é que o tempo dedicado a elas seja maior. Por isso, é importante listar os conteúdos mais complexos, buscar uma quantidade maior de material de apoio e empenhar-se para assimilar essas matérias.
Dedicação
Se vai estudar sozinho ou nas aulas de um cursinho pré-vestibular, não importa. O que conta é o nível de empenho que vai existir. Nas aulas, o ideal é que o estudante não falte; em casa, é preciso ter concentração para cumprir a rotina.
Faça as provas de exames anteriores
Testar os conhecimentos é tem grande valor durante os estudos. Realizando provas anteriores, é possível prever as maiores dificuldades e o tempo gasto em cada questão e, assim, direcionar os estudos.
Treine a redação
Outra possibilidade de treino é por meio das redações. O peso desta prova em algumas seleções é grande, por isso, é preciso estar bem preparado.
Mantenha-se atualizado.
É comum que os vestibulares e o Enem deem ênfase a temas atuais. Por isso, é de fundamental importância que os estudantes estejam atentos às principais notícias e atualidades para entender alguns assuntos que podem cair nas provas, inclusive na redação.
Cuide da saúde
Ninguém consegue se dar bem em nenhum trabalho se estiver doente, então, o cuidado com a saúde é outro aspecto fundamental dos estudos: faça pausas, alimente-se bem e pratique atividades físicas. Tente relaxar e renovar os ares, sobretudo nos últimos dias, quando a tensão aumenta.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/dicas-de-estudo/dez-dicas-para-se-preparar-para-vestibular-ou-enem.htm

Compartilhe