Observação de espécimes – 2° ano EM

Todos os seres vivos são classificados em categorias, chamadas de táxons. Dentre essas categorias há uma chamada de Filo. Ela é uma categoria muito abrangente, contendo várias espécies diferentes, mas relacionadas evolutivamente.
O ramo da Biologia que estuda a descrição, identificação e classificação dos organismos é chamado de Taxonomia.

Para ajudar os alunos a compreender melhor essas relações evolutivas e diferenças morfológicas foi realizada uma aula prática com alguns exemplares de espécies diferentes, representando o Filo Arthropoda e o Filo Chordata.

A aula prática tem como objetivo conhecer melhor a anatomia dos organismos, com atenção especial à anatomia externa. Os alunos puderam manusear e comparar os espécimes e a partir dessas observações fizeram desenhos destacando as principais estruturas visíveis e suas funções.

Com base nessas observações é possível supor alguns hábitos dos animais, como habitat e alimentação, além de despertar a consciência ecológica nos alunos.