Infantil

“Meu filho iniciou esse ano no colégio e só tenho a agradecer, foi muito bem recebido, as professoras muito pacientes e graças a Deus, sua adaptação foi mais rápida do que pensei. (…) a cada dia que passa podemos conferir o cuidado dos profissionais e a atenção com os alunos. Agradeço a todos.”

Dentro da concepção atual de desenvolvimento infantil, as crianças aprendem a partir de interações que estabelecem com as outras pessoas e com o mundo em que vivem. O aprendizado para ser verdadeiro precisa ser fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.
Para tanto é imprescindível que haja riqueza e diversidade de experiências em brincadeiras; relações sociais; relações com o meio, com a natureza; atividades dirigidas, possibilidades de pensar, falar, criar, ouvir, refletir, recriar…
A preocupação do Colégio Paulo de Tarso, é no sentido de enriquecer o desenvolvimento infantil, dentro da socialização do saber, da cultura, da autonomia e da identidade pessoal e social, num ambiente harmônico, tranqüilo, acolhedor e de respeito.

Currículo

Linguagem oral e escrita

Constitui o eixo básico na Educação Infantil. Promove experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de trabalhos com a linguagem oral e escrita, ampliando a capacidade de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado. Desenvolve as quatro competências linguísticas básicas: falar; escutar; ler e escrever.

Matemática

As crianças, a partir das experiências com o universo matemático, fazem descobertas, tecem relações, organizam o pensamento, o raciocínio lógico e começam situar-se espacialmente. Passam a reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas e as contagens orais, como ferramentas necessárias no seu cotidiano.

Educação Física

Os movimentos corporais são trabalhados de forma lúdica, por meio dos jogos, brincadeiras e atividades rítmicas para alcançar uma educação integral. Aulas com professora especializada.

Informática

Insere a criança desde pequena no mundo tecnológico e busca desenvolver todas as possibilidades educativas. Aulas com professora especializada a partir do Infantil 3.

Arte

O desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e da capacidade estética das crianças ocorre no fazer artístico e no contato com a produção de arte presente no mundo. No Colégio, as crianças produzem e entram em contato com obras de arte, participando de projetos que desenvolvem as diversas formas do expressar artístico, como: pintura; música; teatro e dança.

Natureza e sociedade

O mundo onde as crianças vivem se constitui de fatos diante dos quais elas se mostram curiosas e investigativas. O trabalho nesta área é voltado para a ampliação de experiências e para a construção de conhecimentos sobre o meio social e natural.

Inglês

O ensino da língua inglesa ocorre de maneira contextualizada, com elementos da vida cotidiana. Familiariza as crianças com o ouvir e falar nesta língua, base para um aprendizado eficiente e um futuro domínio do idioma; instrumento de inserção social e canal de acesso a diferentes culturas.

Aulas com professora especializada.

Orientações gerais

Roda de Culinária

Faz parte do Currículo Escolar da Educação Infantil. Aos alunos são solicitados os ingredientes. Pedimos a colaboração dos senhores pais neste sentido.

Dia do brinquedo

Os alunos que quiserem, às sextas-feiras, poderão trazer para a escola um brinquedo de casa. Nos demais dias da semana não serão permitidos outros brinquedos que não os da própria escola.

Solicitamos também, que em concordância com nossa proposta pedagógica de incentivo à paz, não tragam brinquedos que priorizem a violência, como armas, espadas, garras e que as meninas evitem maquiagem como brinquedo.

Aniversários

Poderão ser comemorados na escola, durante o horário de lanche, na última sexta-feira de cada mês mediante comunicação prévia, não sendo permitida a participação de familiares (somente para alunos da Educação Infantil).

Lanche

Nossa proposta é de incentivo a uma alimentação balanceada. Contamos com a colaboração dos pais no envio de lanches saudáveis. O aluno que optar por trazer dinheiro para comprar o lanche deverá colocá-lo na agenda (dentro do envelope) com observação para a professora.

Notícias e circulares