Infantil

“Meu filho iniciou esse ano no colégio e só tenho a agradecer, foi muito bem recebido, as professoras muito pacientes e graças a Deus, sua adaptação foi mais rápida do que pensei. (…) a cada dia que passa podemos conferir o cuidado dos profissionais e a atenção com os alunos. Agradeço a todos.”

Dentro da concepção atual de desenvolvimento infantil, as crianças aprendem a partir de interações que estabelecem com as outras pessoas e com o mundo em que vivem. O aprendizado para ser verdadeiro precisa ser fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.
Para tanto é imprescindível que haja riqueza e diversidade de experiências em brincadeiras; relações sociais; relações com o meio, com a natureza; atividades dirigidas, possibilidades de pensar, falar, criar, ouvir, refletir, recriar…
A preocupação do Colégio Paulo de Tarso, é no sentido de enriquecer o desenvolvimento infantil, dentro da socialização do saber, da cultura, da autonomia e da identidade pessoal e social, num ambiente harmônico, tranqüilo, acolhedor e de respeito.

Áreas do conhecimento

Linguagem oral e escrita

Constitui o eixo básico na Educação Infantil. Promove experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de trabalhos com a linguagem oral e escrita, ampliando a capacidade de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado. Desenvolve as quatro competências linguísticas básicas: falar; escutar; ler e escrever.

Matemática

As crianças, a partir das experiências com o universo matemático, fazem descobertas, tecem relações, organizam o pensamento, o raciocínio lógico e começam situar-se espacialmente. Passam a reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas e as contagens orais, como ferramentas necessárias no seu cotidiano.

Educação Física

Os movimentos corporais são trabalhados de forma lúdica, por meio dos jogos, brincadeiras e atividades rítmicas para alcançar uma educação integral. Aulas com professora especializada.

Informática

Insere a criança desde pequena no mundo tecnológico e busca desenvolver todas as possibilidades educativas. Aulas com professora especializada a partir do Infantil 3.

Arte

O desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e da capacidade estética das crianças ocorre no fazer artístico e no contato com a produção de arte presente no mundo. No Colégio, as crianças produzem e entram em contato com obras de arte, participando de projetos que desenvolvem as diversas formas do expressar artístico, como: pintura; música; teatro e dança.

Natureza e sociedade

O mundo onde as crianças vivem se constitui de fatos diante dos quais elas se mostram curiosas e investigativas. O trabalho nesta área é voltado para a ampliação de experiências e para a construção de conhecimentos sobre o meio social e natural.

Programa bilíngue

Aulas de inglês no currículo escolar, desde a Educação Infantil, com formas lúdicas de ensino, que potencializam o desenvolvimento intelectual e social, simulam situações do dia-a-dia desenvolvendo as quatro habilidades para comunicação – fala, escuta, escrita e leitura – e interagem com diferentes culturas. O material Macmillan, prepara para certificações internacionais e intercâmbios de estudo e trabalho. Saiba mais

Orientações gerais

Roda de Culinária

Faz parte do Currículo Escolar da Educação Infantil. Aos alunos são solicitados os ingredientes. Pedimos a colaboração dos senhores pais neste sentido.

Dia do brinquedo

Os alunos que quiserem, às sextas-feiras, poderão trazer para a escola um brinquedo de casa. Nos demais dias da semana não serão permitidos outros brinquedos que não os da própria escola.

Solicitamos também, que em concordância com nossa proposta pedagógica de incentivo à paz, não tragam brinquedos que priorizem a violência, como armas, espadas, garras e que as meninas evitem maquiagem como brinquedo.

Aniversários

Poderão ser comemorados na escola, durante o horário de lanche, na última sexta-feira de cada mês mediante comunicação prévia, não sendo permitida a participação de familiares.Os aniversários serão comemorados somente no ciclo da Educação Infantil.

Lanche

Nossa proposta é de incentivo a uma alimentação balanceada. Contamos com a colaboração dos pais no envio de lanches saudáveis. O aluno que optar por trazer dinheiro para comprar o lanche deverá colocá-lo na agenda (dentro do envelope) com observação para a professora.

Aconteceu no Colégio

• Tudo
  • O Líder em Mim

Campanhas socioambientais lideradas pela equipe mirim

Protocolos de segurança

Clique no link abaixo para acessar o arquivo com os protocolos de segurança do colégio. Manual dos Protocolos de Segurança

Campanha de Rematrícula

São Paulo, 23 de setembro de 2020.   “Porque quando estou fraco então sou forte”. Paulo de Tarso (2 Coríntios 12:10)   Caros pais, Vivemos um ano atípico, com muitas mudanças, aprendizados e adaptações necessárias. No Colégio Paulo de Tarso, o ensino de qualidade continuou, com muito investimento, esforço, tecnologia e criatividade. A crise sempre

Conheça o novo Espaço Cidade

O brincar deve fazer parte do cotidiano da criança. Os espaços dedicados à fantasia e ludicidade devem ser prioridades na Educação Infantil.
A brincadeira fornece ferramentas para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.
Pensando nisso criamos um espaço de vivências que oportuniza a experimentação de diversos papéis que envolvem o faz de conta.
Brincando de ser mecânico, motorista, cozinheiro, papai, mamãe, fazer compras no mercadinho além de envolverem divertimento e prazer, proporcionam interações sociais, desenvolvimento da oralidade e das diversas formas de expressão corporal.
A fantasia e a imaginação traduzem aprendizado, que se expressa através da manipulação de objetos lúdicos e das gostosas risadas que ouvimos no parque do Colégio Paulo de Tarso!