Fundamental II

“Noto que o colégio observa cada aluno como único, mantendo um atendimento diferenciado.”

O Colégio Paulo de Tarso tem como preocupação fundamental a formação global dos educandos. Nossa ação educativa visa formar indivíduos autônomos, responsáveis, críticos, cidadãos compromissados com os valores de justiça e solidariedade, capazes de exercer um papel significativo na vida social futura.

No processo de aprendizagem valorizamos o papel pessoal e ativo do aluno – aprender a pensar, a estudar – construindo com o conhecimento uma relação de prazer, curiosidade e paixão, num ambiente de interação e troca com os colegas e professores, onde se dá especial valor à afetividade, à convivência no coletivo, ao respeito pelas diferenças, à participação consciente e solidária no movimento da vida em sociedade.

Áreas do conhecimento

Língua Portuguesa

Dar ao aluno condições de ampliar o domínio da língua e da linguagem de modo a desenvolver seus conhecimentos discursivos e lingüísticos. O ensino da língua materna é entendido como uma interação viva com as forças sociais e o mundo. Com isso a proposta considera a diversidade de textos, que circulam socialmente, para construir a reflexão sobre a linguagem e seu uso em situações significativas.

Matemática

Está presente na vida de todas as pessoas, em situações em que é preciso, por exemplo, quantificar, calcular, localizar um objeto no espaço, ler gráficos e mapas, fazer previsões. O ensino da matemática não pode estar desvinculado das atividades humanas. Os conteúdos trabalhados recebem uma diversidade de estratégias, processos e modos de apresentação, com experiências que desafiam a curiosidade e colocam em jogo os processos inventivos dos alunos.

História

O ensino de História deve ser o instrumento de auxílio na busca não somente de conhecimento formal, mas sim, de mecanismos que auxiliem na valorização do humano. Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do conhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeitos e como produto dos mesmos.

Geografia

Deve ser estudada considerando-se a vida e o cotidiano das pessoas, das inter-relações homem-meio em suas diferentes escalas, da local a global. Mostrar aos alunos que o espaço que nos cerca não é simples somatório de elementos naturais e artificiais, mas resulta do trabalho ou conservação dos recursos naturais, resulta do trabalho, dos sonhos, dos modos e dos projetos de utilização e preservação.

Arte

A Arte deve ser vista como expressão e comunicação dos indivíduos. Promove experiências estéticas e criativas. Entrar em contato com diversas formas de arte e concepções estéticas regionais, nacionais e internacionais, situando o fazer artístico como um fato cultural e histórico.

Programa Bilíngue

Aulas de inglês no currículo escolar, desde a Educação Infantil, com formas lúdicas de ensino, que potencializam o desenvolvimento intelectual e social,  simulam situações do dia-a-dia desenvolvendo as quatro habilidades para comunicação – fala, escuta, escrita e leitura – e interagem com diferentes culturas. O material Macmillan, prepara para certificações internacionais e intercâmbios de estudo e trabalho. Saiba mais

Ciências

Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano como um agente de transformação do mundo, formular questões, diagnosticar problemas reais e propor soluções, são os objetivos do ensino de ciências no Ensino Fundamental.

Educação Física

Desenvolve capacidades físico-motoras e sócio-afetivas, ampliando possibilidades expressivas e o controle e percepção do próprio corpo, auxiliando em uma auto-imagem positiva.

O Líder em Mim

Projeto de incentivo à liderança produtiva. Saiba mais

Projetos Pedagógicos

Lição de casa e hábito de estudo

“Aula dada, aula estudada”

Sistema Anglo de Ensino.

A lição de casa é um momento importante no processo de aprendizagem do aluno e é planejada de forma integrada com os assuntos trabalhados a fim de desenvolver habilidade, raciocínio e pesquisa.

Roda da Biblioteca

Ensinar o aluno a gostar de ler é uma das principais contribuições que um educador pode dar à sociedade. O Colégio Paulo de Tarso deseja que seus alunos tenham uma relação de qualidade com a literatura.

As rodas de biblioteca acontecem semanalmente na Educação Infantil e quinzenalmente no Ensino Fundamental. No Ensino Médio são abordadas as obras literárias sugeridas pelos vestibulares.

Simulados e Prova Anglo

Os Simulados e a Prova Anglo Brasil são organizados pelo Sistema Anglo de Ensino e são importantes instrumentos de Aprendizagem do Aluno.

O diagnóstico dos boletins e relatórios de rendimento do aluno e da escola possibilita:

• ao aluno a orientação de como estudar melhor e o que estudar mais;
  • ao professor uma visão do desenvolvimento de suas aulas.

O Líder em Mim

Projeto de incentivo à liderança produtiva. Saiba mais

Aconteceu no Colégio

• Tudo