Fundamental I

“Os professores são super dedicados e carinhosos com os alunos. São professores por amor, e essa é a melhor parte da escola.”

O Colégio Paulo de Tarso, tem como preocupação fundamental a formação global dos educandos. Nossa ação educativa visa formar indivíduos autônomos, responsáveis, críticos, cidadãos compromissados com os valores de justiça e solidariedade, capazes de exercer um papel significativo na vida social futura.

No processo de aprendizagem valorizamos o papel pessoal e ativo do aluno – aprender a pensar, a estudar – construindo com o conhecimento uma relação de prazer, curiosidade e paixão, num ambiente de interação e troca com os colegas e professores, onde se dá especial valor à afetividade, à convivência no coletivo, ao respeito pelas diferenças, à participação consciente e solidária no movimento da vida em sociedade.

Currículo

Língua Portuguesa

Dar ao aluno condições de ampliar o domínio da língua e da linguagem de modo a desenvolver seus conhecimentos discursivos e lingüísticos. O ensino da língua materna é entendido como uma interação viva com as forças sociais e o mundo. Com isso a proposta considera a diversidade de textos, que circulam socialmente, para construir a reflexão sobre a linguagem e seu uso em situações significativas.

Matemática

Está presente na vida de todas as pessoas, em situações em que é preciso, por exemplo, quantificar, calcular, localizar um objeto no espaço, ler gráficos e mapas, fazer previsões. O ensino da matemática não pode estar desvinculado das atividades humanas. Os conteúdos trabalhados recebem uma diversidade de estratégias, processos e modos de apresentação, com experiências que desafiam a curiosidade e colocam em jogo os processos inventivos dos alunos.

História

O ensino de História deve ser o instrumento de auxílio na busca não somente de conhecimento formal, mas sim, de mecanismos que auxiliem na valorização do humano. Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do conhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeitos e como produto dos mesmos.

Geografia

Deve ser estudada considerando-se a vida e o cotidiano das pessoas, das inter-relações homem-meio em suas diferentes escalas, da local a global. Mostrar aos alunos que o espaço que nos cerca não é simples somatório de elementos naturais e artificiais, mas resulta do trabalho ou conservação dos recursos naturais, resulta do trabalho, dos sonhos, dos modos e dos projetos de utilização e preservação.

Arte

A Arte deve ser vista como expressão e comunicação dos indivíduos. Promove experiências estéticas e criativas. Entrar em contato com diversas formas de arte e concepções estéticas regionais, nacionais e internacionais, situando o fazer artístico como um fato cultural e histórico.

Inglês

A capacidade comunicativa é a condição de aprendizagem de uma língua estrangeira. “Quanto mais restrita a minha linguagem, mais restrito é o meu mundo” Paulo Freire. O domínio de línguas estrangeiras é instrumento de inserção social e canal de acesso a diferentes culturas.

Ciências

Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano como um agente de transformação do mundo, formular questões, diagnosticar problemas reais e propor soluções, são os objetivos do ensino de ciências no Ensino Fundamental.

Educação Física

Desenvolve capacidades físico-motoras e sócio-afetivas, ampliando possibilidades expressivas e o controle e percepção do próprio corpo, auxiliando em uma auto-imagem positiva.

O Líder em Mim

Projeto de incentivo à liderança produtiva. Saiba mais

Projetos Pedagógicos

Lição de Casa e Hábito de estudo

“Aula dada, aula estudada”

Sistema Anglo de Ensino.

A lição de casa é um momento importante no processo de aprendizagem do aluno e é planejada de forma integrada com os assuntos trabalhados a fim de desenvolver habilidade, raciocínio e pesquisa.

Roda da Biblioteca

Ensinar o aluno a gostar de ler é uma das principais contribuições que um educador pode dar à sociedade. O Colégio Paulo de Tarso deseja que seus alunos tenham uma relação de qualidade com a literatura.

As rodas de biblioteca acontecem semanalmente na Educação Infantil e quinzenalmente no Ensino Fundamental. No Ensino Médio são abordadas as obras literárias sugeridas pelos vestibulares.

Simulados e Prova Anglo

Os Simulados e a Prova Anglo Brasil são organizados pelo Sistema Anglo de Ensino e são importantes instrumentos de Aprendizagem do Aluno.

O diagnóstico dos boletins e relatórios de rendimento do aluno e da escola possibilita:

  • ao aluno a orientação de como estudar melhor e o que estudar mais;
  • ao professor uma visão do desenvolvimento de suas aulas.

O Líder em Mim

Projeto de incentivo à liderança produtiva. Saiba mais

Notícias e circulares

  • Tudo
  • Notícias
  • O Líder em Mim
  • Projeto Bilíngue

International Student Speech Contest

Nosso aluno Felipe Guimarães Busoli, reflete sobre Como vivo o paradigma: A mudança começa comigo? Demonstrando quanto somos responsáveis por nossas escolhas e atitudes. O Colégio Paulo de Tarso parabeniza o aluno Felipe por seu discurso e torcemos pelo seu sucesso!

Ação social – doações dos Amigos do Bem

Como vocês sabem o Colégio atua fortemente junto a ONG Amigos do Bem, que promove desenvolvimento de milhares de vidas no Sertão Nordestino. Conheça os projetos através do site: www.amigosdobem.org. Alguns profissionais do Colégio Paulo de Tarso realizam trabalhos voluntários na Formação de Professores nas escolas do sertão, alcançando resultados muito positivos no IDEB (prova

Videoconferência com alunos da China

No Colégio Paulo de Tarso, nossos alunos vivenciam cotidianamente o empoderamente. Em nossas atividades eles são estimulados a criar, opinar, compartilhar, ensinar, construir, com nosso apoio, o seu próprio conhecimento e porque não, celebrar as conquistas de suas ações. No nosso colégio, o aluno tem sua identidade, suas preferências e principalmente sua voz respeitada, pois