Ensino Médio

“O corpo docente é muito bom. Os professores não só são profissionais competentes, como também atenciosos, se preocupam com as dúvidas de cada aluno em particular.”

Raquel Stambassi, ex-aluna

O Ensino Médio do Colégio está estruturado em bases sólidas de desenvolvimento de competências básicas para a inserção de nossos jovens na vida adulta.

Os objetivos do Ensino Médio se voltam a preparação para o vestibular, às exigências do mercado de trabalho e a prática social. O ensino está apoiado na busca de significado ao conhecimento escolar, mediante a contextualização, a interdisciplinaridade e incentivo ao raciocínio e a capacidade de aprender.

A formação no Ensino Médio prioriza a ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Fazem parte integrante do currículo oficinas de comunicação, mídia e tecnologias, com profissionais especializados, em período oposto ao das aulas.

Dentro da proposta, existe ainda o voluntariado, registrado em horas de trabalho no histórico escolar do Ensino Médio, sendo um diferencial importante para os nossos alunos.

Áreas de ensino

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Abrange os conhecimentos de: Língua Portuguesa e Literatura; Educação Artística; Educação Física; Inglês; Espanhol e Informática.

A Língua Portuguesa, como língua materna geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria interioridade; o domínio de línguas estrangeiras como forma de ampliação de possibilidades de acesso a outras pessoas e a outras culturas e informações; o uso da informática como meio de informação, comunicação e resolução de problemas, a ser utilizada no conjunto das atividades profissionais, lúdicas de aprendizagem e de gestão pessoal; as Artes, incluindo-se a literatura, como expressão criadora e geradora de significação; as atividades físicas e desportivas como domínio do corpo e como forma de expressão e comunicação.

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

Abrange os conhecimentos de: Matemática; Ciências Físicas e Biológicas; Química.

Contempla formas de apropriação e construção de sistemas de pensamento mais abstratos. A aprendizagem de concepções científicas atualizadas do mundo físico e natural e o desenvolvimento de estratégias de trabalho centradas na solução de problemas é a finalidade da área, de forma a aproximar o educando do trabalho de investigação científica e tecnológica, como atividades institucionais de produção de conhecimento, bens e serviços.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Abrange os conhecimentos de: História; Geografia; Filosofia e Sociologia.

A aprendizagem nesta área desenvolve competências e habilidades para que o aluno entenda a sociedade em que vive como uma construção humana, que se reconstrói constantemente, bem como o sentido de sua intervenção nesse processo como um agente social que intervém na sociedade.

Notícias e circulares

• Tudo
  • O Líder em Mim
  • Projeto Bilíngue

International Student Speech Contest

Nosso aluno Felipe Guimarães Busoli, reflete sobre Como vivo o paradigma: A mudança começa comigo? Demonstrando quanto somos responsáveis por nossas escolhas e atitudes. O Colégio Paulo de Tarso parabeniza o aluno Felipe por seu discurso e torcemos pelo seu sucesso!

Ação social – doações dos Amigos do Bem

Como vocês sabem o Colégio atua fortemente junto a ONG Amigos do Bem, que promove desenvolvimento de milhares de vidas no Sertão Nordestino. Conheça os projetos através do site: www.amigosdobem.org. Alguns profissionais do Colégio Paulo de Tarso realizam trabalhos voluntários na Formação de Professores nas escolas do sertão, alcançando resultados muito positivos no IDEB (prova

Videoconferência com alunos da China

No Colégio Paulo de Tarso, nossos alunos vivenciam cotidianamente o empoderamente. Em nossas atividades eles são estimulados a criar, opinar, compartilhar, ensinar, construir, com nosso apoio, o seu próprio conhecimento e porque não, celebrar as conquistas de suas ações. No nosso colégio, o aluno tem sua identidade, suas preferências e principalmente sua voz respeitada, pois