Ensino Médio

“O corpo docente é muito bom. Os professores não só são profissionais competentes, como também atenciosos, se preocupam com as dúvidas de cada aluno em particular.”

Raquel Stambassi, ex-aluna

O Ensino Médio do Colégio está estruturado em bases sólidas de desenvolvimento de competências básicas para a inserção de nossos jovens na vida adulta.

Os objetivos do Ensino Médio se voltam a preparação para o vestibular, às exigências do mercado de trabalho e a prática social. O ensino está apoiado na busca de significado ao conhecimento escolar, mediante a contextualização, a interdisciplinaridade e incentivo ao raciocínio e a capacidade de aprender.

A formação no Ensino Médio prioriza a ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Fazem parte integrante do currículo oficinas de comunicação, mídia e tecnologias, com profissionais especializados, em período oposto ao das aulas.

Dentro da proposta, existe ainda o voluntariado, registrado em horas de trabalho no histórico escolar do Ensino Médio, sendo um diferencial importante para os nossos alunos.

Áreas de ensino

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Abrange os conhecimentos de: Língua Portuguesa e Literatura; Educação Artística; Educação Física; Inglês; Espanhol e Informática.

A Língua Portuguesa, como língua materna geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria interioridade; o domínio de línguas estrangeiras como forma de ampliação de possibilidades de acesso a outras pessoas e a outras culturas e informações; o uso da informática como meio de informação, comunicação e resolução de problemas, a ser utilizada no conjunto das atividades profissionais, lúdicas de aprendizagem e de gestão pessoal; as Artes, incluindo-se a literatura, como expressão criadora e geradora de significação; as atividades físicas e desportivas como domínio do corpo e como forma de expressão e comunicação.

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

Abrange os conhecimentos de: Matemática; Ciências Físicas e Biológicas; Química.

Contempla formas de apropriação e construção de sistemas de pensamento mais abstratos. A aprendizagem de concepções científicas atualizadas do mundo físico e natural e o desenvolvimento de estratégias de trabalho centradas na solução de problemas é a finalidade da área, de forma a aproximar o educando do trabalho de investigação científica e tecnológica, como atividades institucionais de produção de conhecimento, bens e serviços.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Abrange os conhecimentos de: História; Geografia; Filosofia e Sociologia.

A aprendizagem nesta área desenvolve competências e habilidades para que o aluno entenda a sociedade em que vive como uma construção humana, que se reconstrói constantemente, bem como o sentido de sua intervenção nesse processo como um agente social que intervém na sociedade.

Notícias e circulares

• Tudo
  • Notícias Ensino Médio

A Importância das regras

A escola, como ambiente coletivo, exige o exercício de abrir mão de algumas vontades individuais e de aprender a lidar com as regras. Os pais sofrem com os desafios escolares, com a imposição de limites: a criança precisa abrir mão dos quereres e começar a pensar em termos coletivos. Precisa entender que as regras não

Inspirarte – Victor Meirelles

Os alunos do 2º ano Ensino Médio trabalharam o conceito de ensinar para aprender através do webjornal de artes do colégio: Inspirarte. Nesta edição, a série de vídeos mostrará os alunos contando um pouco sobre alguns artistas trabalhados em aula e análises de obra. Vamos assistir uma série?

Inspirarte – Pedro Américo