Construção de moléculas de DNA com balas de goma

O ácido desoxirribonucleico, mais conhecido como DNA ou ADN é uma macromolécula que está presente em todos os seres vivos. Ele é responsável por carregar todas as informações que formam os organismos com suas particularidades.

Essa macromolécula é formada por unidades menores, os nucleotídeos. Eles são formados por bases nitrogenadas, um grupo fosfato e uma pentose.

Os alunos realizaram a construção de moléculas de DNA utilizando balas de goma, palitos de dente e arames. Durante o trabalho, os alunos puderam entender melhor a estrutura do DNA, identificando as bases nitrogenadas dos nucleotídeos (timina-adenina e guanina-citosina) representadas pelas balas de goma; as ligações de hidrogênio representadas por palitos de dente e as pentoses e grupos fosfato representados pelos arames. Torcendo a montagem finalizaram a construção transformando as duas fitas em uma estrutura de dupla-hélice, como é a molécula de DNA.