Construção de modelos celulares

Todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são formados por células. Alguns organismos são denominados unicelulares, pois são formados por uma única célula, como é o caso das bactérias e outro são pluricelulares, pois são formados por várias células como os animais.

Existem dois tipos de células: as procariontes e as eucariontes. As células procariontes estão presentes nas bactérias e se caracterizam pela falta de núcleo protegendo o material genético. As células eucariontes estão presentes em todos os demais seres vivos e podem ser de dois tipos, animal e vegetal. Há algumas diferenças entre elas, como presença de cloroplasto na célula vegetal e sua ausência na célula animal.

O estudo das células é chamado de citologia e é complexo e abstrato, pois se trata de estruturas microscópicas e assim pode ser difícil seu entendimento.

Para facilitar e ajudar a compreensão do assunto pelos alunos, foi realizada a construção de modelos 3D de todos os tipos celulares. Os alunos construíram um modelo de cada tipo celular utilizando materiais diversos de sua escolha e uma breve apresentação para a turma.

A atividade teve como objetivo o reconhecimento de todos os modelos celulares e suas estruturas, para que os alunos pudessem diferenciá-los.