A Importância das regras

A escola, como ambiente coletivo, exige o exercício de abrir mão de algumas vontades individuais e de aprender a lidar com as regras.

Os pais sofrem com os desafios escolares, com a imposição de limites: a criança precisa abrir mão dos quereres e começar a pensar em termos coletivos. Precisa entender que as regras não cerceiam apenas, pois são necessárias para a segurança. Isso leva não só ao amadurecimento cognitivo, mas também ao amadurecimento dos argumentos (certo/errado; pode/não pode).

As crianças passam muito tempo na escola. A escola não pode ser vista como chata; é um lugar de aprender e ensinar com regras bem definidas. É um lugar de prazer, de vencer desafios, de relacionar-se. A Participação da família na escola favorece a aprendizagem e as relações sociais.